Israel faz primeiro ataque a Gaza desde cessar-fogo em agosto
20 de dezembro de 2014
Israel —
O exército israelense lançou hoje (20) um ataque ao Sul da Faixa de Gaza, o primeiro desde a guerra de julho e agosto, informaram fontes oficiais. O ataque ocorreu em retaliação ao disparo de um foguete do território palestino. Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, o ataque israelense não deixou feridos. Em comunicado, o porta-voz do exército israelense, Peter Lerner, destacou que o ataque visava a destruir construções do Hamas. O movimento islâmico tem demonstrado relutância em deixar o poder em Gaza nas mãos do governo palestino de união, nascido da reconciliação com o Fatah, do presidente Mahmoud Abbas.
Depois do ataque, o dirigente do Hamas, Ismail Haniyeh, antigo primeiro-ministro do movimento islâmico em Gaza, denunciou a investida aérea. Ele classificou o incidente de violação perigosa do acordo de cessar-fogo, assinado em 26 de agosto entre israelenses e palestinos no Cairo, Egito. O dirigente do Hamas apelou ao Egito para intervir com urgência para que Israel respeite o acordo, que pôs fim a uma guerra de 50 dias que deixou 2,2 mil mortos do lado palestino, a maioria civis, e 73 israelenses, quase todos militares.
Na sexta-feira (19), um disparo de um foguete proveniente de Gaza atingiu um terreno descampado no Sul de Israel, mas sem causar vítimas ou danos materiais, de acordo com a polícia israelense. Esse foi o terceiro disparo vindo do território palestino desde o fim dos combates, em agosto.
Fontes
Agência Lusa. Israel faz primeiro ataque a Gaza desde cessar-fogo em agosto— Agência Brasil, 20/12/2014
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Esta licença não é mais válida para o conteúdo produzido após 23 de fevereiro de 2017. A partir desta data as notícias estão protegidas por direitos autorais. O texto poderá ser utilizado apenas para finalidades de uso pessoal, sem intuito comercial ou lucrativo. Ajude a reescrever as notícias. | ||
![]() |
A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Agência Brasil, sob a licença CC BY 3.0 BR. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) libera seus conteúdos à Agência Brasil sob domínio público e os termos de uso dela. |
![]() |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|