Saltar para o conteúdo

Israel diz ter recuperado corpos de 5 reféns detidos em Gaza

Fonte: Wikinotícias

25 de julho de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Israel disse na quinta-feira que recuperou os corpos de cinco reféns mortos durante o ataque do Hamas em outubro a Israel.

Os militares israelenses identificaram um refém como Maya Goren, que foi morta no Kibutz Nir Oz, no sul de Israel.

Os outros quatro reféns eram soldados israelenses mortos em combate durante o ataque, disseram os militares. Eles foram identificados como sargento. Oren Goldin, sargento. Tomer Ahimas, sargento. Major Ravid Aryeh Katz e sargento. Kiril Brodski.

O Hamas levou os corpos de todas as cinco pessoas para Gaza, onde as forças israelenses conduziram uma operação para recuperá-los na cidade de Khan Younis, no sul, disseram os militares.

O Hamas matou cerca de 1.200 pessoas e fez outras 250 como reféns durante o ataque de 7 de outubro. Cerca de 110 reféns ainda estão detidos em Gaza e as autoridades israelitas afirmaram que cerca de um terço deles estão mortos.

A contra-ofensiva de Israel destinada a eliminar o Hamas matou mais de 39.100 pessoas, segundo o Ministério da Saúde de Gaza. A contagem do ministério não diferencia entre militantes e civis.

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, expressou condolências às famílias dos reféns recuperados e disse que trazer de volta os reféns restantes, vivos ou mortos, é uma obrigação.

Meses de negociações mediadas pelos Estados Unidos, Egito e Catar não conseguiram garantir um acordo sobre uma proposta de cessar-fogo que incluiria a libertação de reféns de Gaza, bem como a libertação de prisioneiros palestinos por Israel e uma onda de ajuda humanitária a Gaza .

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, deveria discutir as negociações na quinta-feira com o presidente dos EUA, Joe Biden, na Casa Branca. Antes da reunião, uma autoridade dos EUA disse que as negociações estavam focadas na implementação do plano de cessar-fogo e que há questões a resolver tanto com Israel como com o Hamas, a fim de se chegar a um acordo.

Os militares israelenses também relataram na quinta-feira a condução de operações no centro e sul da Faixa de Gaza e disseram que suas forças destruíram cerca de 50 alvos de infraestrutura do Hamas nos últimos dias em Khan Younis.

Os ataques aéreos israelenses também atingiram o sul do Líbano, visando edifícios usados ​​pelo grupo militante Hezbollah, apoiado pelo Irã, disseram as Forças de Defesa de Israel.