Saltar para o conteúdo

Israel diz que líder do Hezbollah foi morto

Fonte: Wikinotícias
Hassan Nasrallah

28 de setembro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os militares de Israel disseram que o líder do grupo militante libanês Hezbollah foi morto na noite de sexta-feira em um ataque aéreo israelense que teve como alvo a sede do grupo ao sul de Beirute.

As Forças de Defesa de Israel disseram em comunicado no sábado que Hassan Nasrallah foi “eliminado” no ataque aéreo junto com Ali Karki, comandante da frente sul do Hezbollah e outros comandantes do Hezbollah.

O comunicado disse que aviões de guerra israelenses conduziram o ataque depois que as FDI receberam "informações precisas" de que líderes seniores do Hezbollah estavam dentro da sede central do grupo, que as FDI disseram estar localizada sob um prédio residencial em Dahiyeh, um subúrbio ao sul de Beirute.

Não houve confirmação imediata da morte relatada de Nasrallah por parte dos funcionários do Hezbollah.

O Ministério da Saúde do Líbano disse que pelo menos seis pessoas morreram e 91 ficaram feridas nos ataques aéreos de sexta-feira. A televisão libanesa transmitiu imagens das consequências, com fumaça subindo do prédio destruído e escombros enchendo as ruas ao redor.

Enquanto isso, uma nova onda de ataques aéreos atingiu subúrbios ao sul de Beirute e partes do sul do Líbano no sábado, enquanto as forças israelenses continuavam com ataques contra o Hezbollah.

Moradores de Dahiyeh relataram ter ouvido jatos e visto mais de uma dúzia de explosões não muito depois de Israel emitir um alerta para os civis deixarem a área. Milhares fugiram de suas casas e acamparam nas ruas enquanto os combates continuavam.

No sul do Líbano, caças israelenses atingiram alvos no Vale do Bekaa. Autoridades israelenses disseram que os ataques tiveram como alvo lançadores de foguetes do Hezbollah. Anteriormente, sirenes de ataque aéreo soaram no norte de Israel e as autoridades disseram que vários projéteis haviam cruzado do Líbano para o território israelense.

Os militares de Israel mobilizaram mais reservas à medida que os combates com o Hezbollah aumentam, no meio de especulações de que Israel poderia lançar uma operação terrestre no Líbano.

Notícias Relacionadas

[editar | editar código-fonte]