Israel ataca o Líbano e Gaza durante a noite
2 de novembro de 2024
Israel lançou ataques durante a noite e na manhã de sexta-feira nos subúrbios de Beirute, causando graves danos e perdas de vidas enquanto um esforço liderado pelos EUA para reiniciar as negociações de cessar-fogo no Líbano e em Gaza está em andamento.
Nos primeiros ataques desse tipo em mais de uma semana, ataques aéreos israelenses atingiram o subúrbio de Dahiyeh, no sul do Líbano, e outras áreas na manhã de sexta-feira, após emitir ordens de evacuação aos residentes. O vídeo da cena mostrou alguns edifícios em escombros enquanto a fumaça subia acima do horizonte.
A Associated Press, citando a Agência Nacional de Notícias do Líbano, ou NNA, informou que 24 pessoas foram mortas nos ataques de sexta-feira na área de Beirute. As Forças de Defesa de Israel, ou IDF, estão relatando que sete pessoas foram mortas no norte de Israel por ataques de foguetes transfronteiriços do Hezbollah.
Em comunicado postado em sua conta de mídia social X, a IDF disse durante a noite de quinta para sexta-feira que seus caças “atacaram com inteligência precisa” locais de produção de armas, bem como o que disse ser o quartel-general central do Hezbollah e outras “infraestruturas militares”. na área de Beirute.
As IDF disseram que seus caças também atacaram durante a noite o que descreveu como o quartel-general da “frente sul” do Hezbollah em Nabatiyeh, no sul do Líbano. Disseram que foram dados avisos prévios à população da área para mitigar o risco para os civis.
A NNA informou que o primeiro-ministro interino do Líbano, Najib Mikati, disse na sexta-feira que os ataques noturnos e a "expansão da agressão israelense" no Líbano mostram que Israel "rejeita todos os esforços" para alcançar um cessar-fogo. No início desta semana, ele expressou esperança na possibilidade de tal acordo.
As FDI disseram num comunicado que as suas tropas identificaram e eliminaram “vários terroristas armados” no centro de Gaza e eliminaram “dezenas de terroristas” em ataques direcionados na área de Jabalia, no norte de Gaza. Eles também disseram à AP que atingiram uma infraestrutura do Hamas e tinham como alvo um militante que operava na área de Nuseirat.
Entretanto, diplomatas dos EUA permanecem na região, pressionando por cessar-fogo tanto no Líbano como em Gaza.
O diretor da CIA dos EUA, William Burns, reuniu-se quinta-feira com o presidente egípcio Abdel Fatah el-Sissi, um dos mediadores das negociações suspensas de cessar-fogo. Um comunicado do gabinete de Sissi disse que os dois discutiram formas de diminuir as tensões em Gaza, avançar nas negociações de cessar-fogo, libertar reféns e melhorar o acesso à ajuda humanitária.
A sua visita ocorreu quando o enviado dos EUA, Amos Hochstein, e o conselheiro dos EUA para o Médio Oriente, Brett McGurk, se reuniram com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e outras autoridades israelitas para discutir os esforços para chegar a um cessar-fogo em ambas as frentes. Netanyahu disse que qualquer acordo de cessar-fogo com o Hezbollah teria de garantir a segurança de Israel.
Numa conferência de imprensa na sexta-feira em Washington, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que continua optimista em relação aos esforços de paz e cessar-fogo em ambas as frentes.
Em relação ao Líbano, Blinken disse mais uma vez, a base de uma resolução diplomática para a crise seria a implementação efectiva da Resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU de 2006, que apela ao Hezbollah para retirar a sua presença armada de uma área ao sul do rio Litani e para Forças israelenses a sair do Líbano.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((en)) Israel strikes both Lebanon, Gaza overnight — VOA News, 1 de novembro de 2024
Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |