Iraquianos comemoram vitória histórica sobre o Estado Islâmico em Mosul
11 de julho de 2017
Milhares de iraquianos estão comemorando nas ruas de Bagdá, Capital do Iraque, a vitória histórica contra os militantes extremistas do Estado Islâmico em Mosul, no Iraque. Desde essa segunda-feira, após o anúncio oficial da vitória contra os extremistas, longas filas de carros de civis decorados com rosas, buzinam e andaram nas principais ruas da capital do Iraque, enquanto centenas de pessoas em grupos levantavam bandeiras do país, dançam e cantam canções de vitória e se cumprimentam em muitos bairros de Bagdá, também no Iraque.
"Fico feliz e todos os iraquianos também pela grande vitória sobre o grupo terrorista Estado Islâmico que foi alcançada pelo sangue dos mártires de nossas forças de segurança e pela unidade de todos os iraquianos sob a liderança do primeiro-ministro Abadi," disse um jovem chamado Ismail Hameed.
"Esta celebração é de todos nós iraquianos, não importa sua religião ou grupo étnico, porque o Estado Islâmico é inimigo de todos nós e isso é uma reviravolta em nossa vida," disse novamente Ismail Hameed, que estava comemorando junto a outros jovens na Praça Tahrir, no centro da cidade de Bagdá.
Nesta Segunda-feira, o primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, declarou oficialmente que Mosul ficou livre do Estado Islâmico depois de quase nove meses de luta para expulsar os militantes extremistas do Estado Islâmico do seu último grande refúgio no Iraque.
Para garantir a segurança na comemoração da vitória, as forças iraquianas intensificaram as medidas de segurança e bloquearam algumas vias. Dezenas de policiais estão nas principais ruas e áreas comerciais de Bagdá.
Fontes
- Redação Agência Brasil. Iraquianos comemoram vitória histórica sobre o Estado Islâmico em Mosul — Agência Brasil, 11 de julho de 2017
- Redação G1. Iraque declara vitória contra Estado Islâmico em Mossul — G1, 9 de julho de 2017
A versão original, ou partes dela, foram extraídas da Agência Brasil, sob a licença CC BY 3.0 BR. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |