Irã prende tio de Mahsa Amini 10 dias antes de um ano da morte dela

Fonte: Wikinotícias

6 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Notícias do Irã dizem que as autoridades prenderam o tio de Mahsa Amini, a iraniana de 22 anos cuja morte sob custódia policial no ano passado gerou meses de protestos antigovernamentais.

Safa Aeli foi detido terça-feira em sua residência em Saqqez e levado para um local não revelado, segundo os relatórios.

Fontes citadas pela agência de notícias curda Kurdpa disseram que as forças de segurança entraram na casa sem apresentar uma ordem judicial.

A prisão ocorre pouco antes da data da morte de Amini, em 16 de setembro, que foi detida pela polícia moral por supostamente não usar o lenço na cabeça.

Os ativistas alegam que as autoridades iranianas têm realizado um número crescente de detenções à medida que a data se aproxima.

Em agosto, a Amnistia Internacional acusou o Irã de intensificar uma campanha de assédio e intimidação contra as famílias das pessoas mortas nos protestos do ano passado. O grupo disse ter documentado os casos de 36 famílias de vítimas de 10 províncias de todo o país que foram submetidas a violações dos direitos humanos nos últimos meses.

Fontes