Irã e Estados Unidos realizam troca de prisioneiros

Fonte: Wikinotícias

18 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os Estados Unidos e o Irã realizaram na segunda-feira uma troca de prisioneiros

Três dos estadunidenses envolvidos na troca foram identificados como Siamak Namazi, Emad Shargi e Morad Tahbaz, que juntamente com os outros dois estavam em prisão domiciliária enquanto aguardavam a sua libertação. A identidade dos outros dois indivíduos permaneceu privada a pedido de suas famílias.

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse num comunicado que os cinco indivíduos “em breve se reunirão com os seus entes queridos – depois de suportar anos de agonia, incerteza e sofrimento”. Ele agradeceu aos governos do Catar, Omã, Coreia do Sul e Suíça “pelos seus esforços incansáveis ​​para nos ajudar a alcançar este resultado”.

Biden disseram a repórteres que a logística da troca envolveu um avião do Catar viajando do Irã para Doha transportando os cinco libertados, acompanhados no voo pela mãe de Namazi e pela esposa de Tahbaz.

De Doha, o grupo seguiu para Washington para se reunir com suas famílias. As autoridades disseram que todos teriam acesso aos serviços de recuperação e reintegração oferecidos pelo Departamento de Defesa dos EUA.

O acordo incluía que os Estados Unidos permitissem que 6 bilhões de dólares em fundos iranianos congelados sob sanções dos EUA fossem transferidos de contas na Coreia do Sul para contas no Qatar.

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, e alguns legisladores conservadores dos EUA criticaram Biden por concordar com o acordo, argumentando que a libertação dos 6 bilhões de dólares equivalia a um “resgate” para os reféns e que o dinheiro permitiria ao Irã desenvolver armas nucleares.

Trump atacou Biden na semana passada em sua rede social, dizendo que o acordo estabelece um "precedente terrível".

Os cinco iranianos que fizeram parte da troca foram acusados ​​ou condenados por crimes não violentos nos Estados Unidos. Eles foram identificados como Kaveh Lotfolah Afrasiabi, Mehrdad Ansari, Amin Hasanzadeh, Reza Sarhangpour Kafrani e Kambiz Attar Kashani.

Ansari e Kashani cumpriam penas de prisão federal, enquanto Afrasiabi, Hasanzadeh e Kafrani estavam em liberdade supervisionada antes do julgamento.

Notícias relacionadas

Fontes