Irã desenvolve novo míssil de cruzeiro com alcance de 1.600 km

Fonte: Wikinotícias

25 de fevereiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Irã desenvolveu um míssil de cruzeiro com alcance de 1.650 quilômetros, disse um comandante sênior da Guarda Revolucionária Iraniana no dia 24.

Separadamente, o comandante da Força Espacial da Guarda Revolucionária, Amirali Hajizadeh, disse: “Nossos mísseis de cruzeiro com alcance de 1.650 quilômetros foram adicionados à força de mísseis da República Islâmica do Irã”, disse ele à televisão estatal.

A TV iraniana mostrou o novo míssil de cruzeiro pela primeira vez.

Hajizadeh disse que não tentou matar soldados quando o Irã lançou um ataque de míssil balístico contra as forças lideradas pelos EUA no Iraque dias depois que o comandante da Guarda Revolucionária, Qasem Soleimani, foi morto em um ataque de drone dos EUA em Bagdá em 2020.

"Pela vontade de Deus, vamos matar o ex-presidente Trump e o ex-secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, e os comandantes militares que ordenaram a morte de Soleimani devem ser mortos", disse ele em entrevista à TV.

Os líderes iranianos costumam prometer vingar a morte de Soleimani em termos fortes.

O Irã expandiu seu programa de mísseis, particularmente seu programa de mísseis balísticos, desafiando as objeções dos EUA e as preocupações europeias. O Irã afirma que o programa é puramente defensivo e de natureza dissuasiva.

Fontes