Saltar para o conteúdo

Irã ataca Israel com drones e mísseis

Fonte: Wikinotícias

13 de abril de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Israel em laranja e o Irã em verde: mas de 1.000 quilômetros separam os dois países

O Irã lançou um ataque aéreo de drones e mísseis direto contra Israel e o Gabinete de Guerra israelense está reunido neste momento (18h42min no Brasil e início da manhã de domingo em Israel) para decidir qual a estratégia a ser usada. Os mais de 200 objetos voadores bélicos chegarão em poucas horas e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu está reunido com o Gabinete para decidir a melhor forma de defesa.

Esta é a primeira vez na história que o Irã ataca o território de Israel diretamente.

Há alguns dias os Estados Unidos alertavam que o Irã estava pronto para lançar um ataque como vingança por um bombardeio a drone a sua embaixada no Líbano que matou seu conselheiro militar general Ali Reza Zahdi, que liderou a elite da Força Quds no Líbano e na Síria até 2016. Joe Biden avisou ainda ontem ao governo iraniano para não fazê-lo e reforçou o compromisso de ajudar Israel. "Não o façam", disse ele.

A guerra iniciada pelos terroristas do Hamas em outubro de 2023, quando mais de 1.200 israelenses que moravam em comunidades perto da fronteira com a Faixa de Gaza foram mortos, aumentou as tensões na região, levando o Irã, o Hezbollah e os hutis do Iêmen a unirem forças contra Israel e seus aliados.

Notícias Relacionadas[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]