Irã apreende dois petroleiros gregos

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.

28 de maio de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O governo iraniano capturou um petroleiro grego.

A 'Reuters' informou ontem (27), citando a agência de notícias estatal iraniana IRNA, “A Guarda Revolucionária apreendeu dois navios-tanque gregos que estavam navegando no Golfo no dia 27 por 'violação'”.

No entanto, a IRNA Communication não divulgou detalhes específicos, como que tipo de 'violação' foi necessária para capturá-lo.

Atualmente, a mídia acredita que a ação das autoridades iranianas está relacionada à detenção de um petroleiro iraniano em águas gregas no mês passado.

Anteriormente, as autoridades gregas apreenderam 100.000 toneladas de petróleo bruto iraniano do petroleiro iraniano Lana, a pedido dos Estados Unidos, quando estava ancorado em águas gregas devido a problemas técnicos e mau tempo.

O Ministério das Relações Exteriores do Irã convocou ontem (27) funcionários da embaixada suíça que atuam como representantes dos interesses dos EUA em Teerã para exigir a repatriação de seus petroleiros e protestou que as medidas de detenção “violam o direito marítimo internacional e os tratados internacionais”.

No entanto, analisa-se que o governo iraniano estava retaliando quando dois petroleiros gregos foram capturados após tais protestos.

Fontes[editar | editar código-fonte]