Ipea: 23% dos jovens brasileiros não trabalham nem estudam
4 de dezembro de 2018
Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou que 23% dos jovens brasileiros não trabalham e nem estudam (jovens nem-nem), sendo estes na maioria mulheres e de baixa renda, é um dos maiores percentuais de jovens nessa situação entre nove países da América Latina e Caribe. Do restante, 49% se dedicam somente ao estudo, 13% só trabalham e 15% trabalham e estudam ao mesmo tempo.
Os motivo, de acordo com a pesquisa, são problemas com habilidades cognitivas e socioemocionais, falta de políticas públicas, obrigações familiares com parentes e filhos, entre outros. Quase na mesma proporção estão o México, com 25% de jovens que não estudam nem trabalham, e El Salvador, com 24%. Em situação oposta está o Chile, onde apenas 14% dos jovens pesquisados estão nessa situação. A média para a região é de 21% dos jovens, o equivalente a 20 milhões de pessoas, que não estudam nem trabalham.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fonte
Andreia Verdélio. Ipea: 23% dos jovens brasileiros não trabalham nem estudam— Agência Brasil, 3 de dezembro de 2018, às14h56min
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|