Invasão da Ucrânia: batalhas causando muitas baixas em ambos os lados

Fonte: Wikinotícias

19 de junho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Rússia e a Ucrânia estão relatando combates intensos e um grande número de baixas militares, de acordo com relatórios da inteligência britânica no domingo.

Combatentes ucranianos estão tentando repelir as forças russas das áreas ocupadas, disseram autoridades britânicas no domingo. O desgaste russo provavelmente está em seus níveis mais altos desde o auge da batalha por Bakhmut em março, disseram oficiais militares do Reino Unido em sua avaliação regular.

De acordo com a inteligência britânica, as batalhas mais ferozes estão centradas na província de Zaporizhzhia, no sudeste, em torno de Bakhmut e mais a oeste, na província de Donetsk, no leste da Ucrânia. De acordo com a atualização, a Ucrânia “fez pequenos avanços”, mas as forças russas estavam conduzindo “operações defensivas relativamente eficazes” no sul da Ucrânia.

Os militares ucranianos disseram em uma atualização regular na manhã de domingo que, durante as últimas 24 horas, a Rússia realizou 43 ataques aéreos, quatro ataques com mísseis e 51 ataques de vários lançadores de foguetes.

O porta-voz da Força Aérea Ucraniana, Yurii Ihnat, disse no domingo que as forças ucranianas atingiram o depósito de munição russo na vila de Partyzany. Partyzany fica perto da fronteira administrativa de Zaporizhzhia, 45 quilômetros (28 milhas) a oeste de Melitopol ocupada pela Rússia.

Durante seu discurso noturno em vídeo no domingo, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy agradeceu aos soldados ucranianos e à força aérea por defender o país. “Nossas tropas estão avançando, posição por posição, passo a passo, estamos avançando”, afirmou ele.

Fontes