Internauta demora menos de um segundo para avaliar site

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

17 de janeiro de 2006

Não importa o tempo que os webdesigners demoram para fazer um site - ele será avaliado em apenas 50 milisegundos ou seja, a duração de um segundo dividida por 20. Este é o resultado de uma pesquisa realizada pela universidade de Carleton em Ottawa no Canadá. Os próprios pesquisadores ficaram impressionados com a velocidade com que os internautas julgam os sites. "Meus colegas acreditavam que era impossível ver realmente alguma coisa em menos de 500 milisegundo" disse a líder do estudo Gitte Lindgaard.

A pesquisa foi realizada da seguinte forma: Várias imagens de sites foram mostradas para os voluntários durante 50 milisegundos. Isto é mais rápido que uma piscada de olho que dura de 100-150 milisegundos. A seguir os voluntários eram questionados sobre a sua opinião sobre o site. Em testes posteriores os sites eram mostrados por muito mais tempo, como vários segundos e foram feitos os mesmo questionamentos. Os pesquisadores perceberam que as opiniões iniciais se mantiveram independente do tempo de exposição.

Segundo os pesquisadores uma boa impressão inicial leva os internautas a ver o conteúdo mais positivamente e vice versa. É um efeito conhecido na psicologia como "efeito halo" explicam os pesquisadores.

Este estudo é importante para o mercado de comércio eletrônico que é bastante competitivo. "A não ser que as primeiras impressões sejam favoráveis, o visitante pode sair do site mesmo antes de saber o que ele oferece de melhor em relação aos concorrentes" avisa Lindgaard.

Fontes