Inteligência alemã afirma que interceptações mostram russos discutindo assassinato de civis ucranianos
7 de abril de 2022
Autoridades de inteligência alemãs dizem ter interceptado comunicações de rádio nas quais tropas russas discutiam sobre matar civis na Ucrânia.
As autoridades, que informaram os membros do parlamento na quarta-feira, descreveram duas comunicações separadas nas quais soldados russos descreveram como questionaram soldados e civis ucranianos antes de atirar neles.
Der Spiegel relatou que um soldado russo pode ser ouvido descrevendo como ele atirou em alguém em uma bicicleta.
No início desta semana, imagens aéreas verificadas independentemente pelo The New York Times mostram um veículo blindado russo atirando em um civil em uma bicicleta em Bucha. Não está claro se a pessoa no vídeo era a mesma mencionada nas mensagens de rádio.
O prefeito de Bucha, Anatoliy Fedoruk, disse que ficou chocado ao ver os corpos deixados para trás e a destruição em sua cidade.
“Como historiador, pensei que mesmo durante a guerra algumas regras são seguidas”, disse ele, acrescentando que levará muito tempo para reconstruir a infraestrutura da cidade.
Os Estados Unidos e seus aliados ocidentais iniciaram investigações de crimes de guerra sobre os assassinatos em Bucha e outras cidades ucranianas, com o presidente dos EUA, Joe Biden, dizendo que o presidente russo, Vladimir Putin, deve enfrentar um julgamento por crimes de guerra.
Um oficial de inteligência alemão disse que Berlim tem imagens de satélite que mostram o envolvimento da Rússia nos assassinatos de Bucha, embora as transmissões de rádio ainda não tenham sido vinculadas a esse local.
Autoridades disseram que o tráfego de rádio parece sugerir que o Grupo Wagner, uma unidade militar privada com laços estreitos com Putin e seus aliados, ou outro contratado privado, pode ter desempenhado um papel no ataque aos civis.
A Rússia nega todas as acusações.
Fontes
- ((en)) German Intel Claims Intercepts Show Russians Discussing Killing Ukrainian Civilians — Voz da América, 7 de abril de 2022
Esta página está arquivada e não é mais editável. |