Insurgência paralisa a economia de Cabo Delgado, dizem autoridades
28 de novembro de 2020
O Governo provincial de Cabo Delgado diz que praticamente toda a actividade económica está suspensa na maior parte da província, em parte por causa de ataques de insurgentes.
O diretor provincial da Indústria e Comércio em Cabo Delgado, Nocif Francisco Magaia, afirmou que, devido a ataques terroristas, a circulação em estradas que dão acesso a locais de produção, incluindo unidades industriais, está bastante dificultada.
"Este ano não tivemos leilões da Montepuez Rub Mining, há um retardamento de investimentos estruturantes, por exemplo, a nova fábrica de cimentos, e há destruição de equipamentos em algumas regiões da província", lamentou Magaia.
Ele afirma que, além disso, os ataques da insurgentes estão a perturbar a comercialização da castanha de cajú, um dos principais produtos de exportação de Cabo Delgado, que dá emprego a, pelo menos, 265 mil pessoas.
Segundo Magaia, alguns comerciantes e proprietários de unidades industriais já se transferiram para a zona sul, tida como a mais segura da província.
Talhões para os deslocados
Na quinta-feira iniciou-se a primeira fase de um processo que vai abranger trinta e oito mil famílias que abandonaram as suas zonas de residência em zonas de conflito, abrigando-se, maioritariamente, em casas de familiares em Pemba.
Os deslocados beneficiaram de talhões para a construção de habitações e abertura de explorações agrícolas, no distrito de Ancuabe, sul da província, num processo dirigido pelo Secretário de Estado de Cabo Delgado, Armindo Ngunga.
Refira-se que em declarações a jornalistas, esta semana, o bispo de Pemba Dom Luiz Fernando Lisboa, afirmou que "Pemba já estava superlotada, e calcula-se que sejam quase 100 mil pessoas a mais na cidade de Pemba".
A província de Cabo Delgado, desde 2017, tem sido alvo de ataques terroristas, que de acordo com as autoridades, já provocaram a norte de várias centenas de pessoas e milhares de deslocados.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
- Insurgência paralisa a economia de Cabo Delgado, dizem autoridades— Voz da América, 28 de novembro de 2020
![]() | A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Voz da América, que libera seus conteúdos sob domínio público. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|