Inglaterra: Devon será a sede de uma nova Reserva Natural Nacional

Fonte: Wikinotícias

13 de maio de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Toutinegra de Dartford, uma das espécies que será protegida pela nova reserva

O East Devon Pebblebed Heaths, que se estende entre o vilarejo de Woodbury e Budleigh Salterton na Costa do Jurássico, é o mais recente local no condado a se juntar à lista e paisagens de importância nacional e internacional do Reino Unido.

Os parceiros na gestão são o Pebblebed Heaths Conservation Trust, Devon Wildlife Trust e RSPB. Um novo conselho, sob a presidência de Chris Woodruff, o gerente da Área de East Devon (Devon Leste) da Outstanding Natural Beauty Partnership, orientará e aconselhará os parceiros na gestão do novo NNR (National Nature Reserve - Reserva Natural Nacional).

O reconhecimento do local de 1.160 hectares como um NNR protege importantes habitats, espécies e a geologia de East Devon Pebblebed Heaths e fornece um 'laboratório ao ar livre' para pesquisa.

O novo NNR fará parte da Rede de Recuperação da Natureza mais ampla a fim de expandir e conectar significativamente locais ricos em vida selvagem para beneficiar as pessoas e a natureza. No centro das charnecas está um Sítio de Especial Interesse Científico (SSSI) e o sítio também é uma Área Especial de Conservação (SAC) e uma Área de Proteção Especial (ZPE).

Em 2016, uma auditoria sobre biodiversidade documentou mais de 3.000 espécies em toda a gama de habitats nas charnecas - e mais de 10% delas mostraram ter alto valor de conservação. Entre as espécies-chave que se beneficiam dos habitats proporcionados pelas charnecas estão as aves toutinegras de Dartford e nightjars e a libélula donzela do sul.

Ao anunciar o NNR, o presidente da Natural England, Tony Juniper, disse: "As Reservas Naturais Nacionais são as joias da coroa da natureza. Além de estarem entre as nossas áreas naturais mais maravilhosas, também estão no centro da nossa ambição de criar uma Rede de Recuperação da Natureza, para restaurar a beleza, a diversidade e a saúde da natureza em todo o país. A reserva East Devon Pebblebed Heaths oferece oportunidades maravilhosas para as pessoas se conectarem com a natureza e vivenciarem uma vida selvagem maravilhosa, incluindo 70 espécies de pássaros reprodutores e muitas plantas, insetos e répteis incomuns. É também um importante sítio arqueológico, inserido numa paisagem única e evocativa".

Os NNRs são designados pela Natural England e são reconhecidos como áreas raras e preciosas que protegem alguns dos locais mais importantes do Reino Unido para a vida selvagem e a geologia.

Existem mais de 200 NNRs na Inglaterra, com os primeiros NNRs tendo sido criados na década de 1950.

Fonte