Inglês encontra em seu jardim ferramentas da Idade do Bronze

Fonte: Wikinotícias

29 de abril de 2005

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um homem do Leste da Inglaterra que arrumava seu jardim desenterrou um jazigo de ferramentas e armas cuja antigüidade pode rondar os 3 mil anos, disse na última terça-feira um arqueólogo.

O jazigo é um dos maiores encontrados da Idade do Bronze na Inglaterra e inclui 145 objetos entre os quais se encontram lanças, cabeças de machado, espadas e ferramentas trabalhadas em metal.

"Este é um dos maiores jazigos da antiga Idade do Bronze encontrados em Norfolk e um dos maiores da Inglaterra", disse Alan West, diretor de arqueologia do Museu Norwich. "Os objetos estão em boas condições e foi encontrada uma peça dentada da Idade do Bronze, o que nos fornecerá mais informação sobre este período", disse ele à agência Reuters.

Entre os objetos encontrados está um broche viking. West disse que é habitual encontrar enterrados objetos que datam de períodos diferentes.

A Idade de Bronze seguiu à Idade de Pedra e está normalmente classificada entre 2.500 a 700 A.C., precedendo à Idade do Ferro que ocorreu entre 650 e 43 A.C.

West disse que a última descoberta data de em torno de 800 A.C.

"Provavelmente foram ocultados por alguém que estava envolvido na tarefa de fazer estes objetos, pois há espadas quebradas que poderiam estar sendo utilizadas para criar novos utensílios", disse West. Ele ainda acrescentou: "não temos idéia alguma de por que foram abandonados ou quem os deixou".

Fontes