Inflação nos EUA volta a subir

Fonte: Wikinotícias

29 de outubro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os preços ao consumidor nos EUA subiram novamente.

O Departamento de Comércio dos EUA anunciou ontem (28) que o índice de despesas de consumo pessoal (PCE) de setembro subiu 6,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Anteriormente, os EUA registravam a mesma taxa de aumento em agosto, indicando que a inflação continua.

Além disso, o núcleo da inflação em setembro, excluindo os custos com alimentos e combustíveis, foi de 5,1%. Isso significa que a inflação está afetando uma ampla gama de setores.

A mídia está prestando atenção ao fato de que o índice de preços saiu antes das eleições de meio de mandato no próximo mês.

Os republicanos nos Estados Unidos estão criticando as políticas econômicas do governo Biden por não acompanhar a inflação.

No entanto, o governo Biden ressalta que a taxa de aumento dos salários em julho-setembro foi 5% maior do que no mesmo período do ano anterior e insiste que não há grandes problemas para a economia.

De fato, os gastos do consumidor aumentaram 0,6% em setembro em relação ao mês anterior. Em meio a isso, espera-se que o Federal Reserve dos EUA (Fed) aumente ainda mais a taxa de juros para conter a inflação.

Fontes