Inep divulga resultado de indicadores de qualidade da educação superior

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

18 de dezembro de 2014

Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou hoje (18) o resultado de indicadores de qualidade da educação superior. O Índice Geral de Cursos (IGC), Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Conceito do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2013 estão publicados na edição de hoje do Diário Oficial da União.

O CPC avalia o rendimento dos estudantes, a infraestrutura da instituição, organização didático-pedagógica e o corpo docente. Em uma escala de 1 a 5, são considerados satisfatórios os cursos com conceito 3 ou mais. Para que os conceitos se consolidem, comissões de avaliadores farão visitas para confirmar ou alterar o conceito obtido. Cursos que obtiverem CPC 1 e 2 serão automaticamente incluídos no cronograma de visitas dos avaliadores do Inep. Os demais casos podem optar por não receber a visita e transformar o CPC em conceito permanente.

O IGC é um indicador de qualidade, que avalia as instituições de educação superior. Ele é calculado anualmente e considera, por exemplo, a média dos últimos CPCs dos cursos avaliados. O Conceito Enade avalia o desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos no exame. É divulgado anualmente para os cursos que tiveram estudantes concluintes participantes do Enade.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati