Incidentes de 'atirador ativo' nos EUA aumentaram em 2021, diz FBI

Fonte: Wikinotícias

23 de maio de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Houve 61 incidentes de "atirador ativo" nos Estados Unidos no ano passado, um aumento de mais de 50% em relação a 2020 e quase o dobro de cinco anos atrás, informou o FBI.

Os tiroteios deixaram 103 mortos e 140 feridos, excluindo os atiradores, disse o FBI em um relatório anual divulgado na segunda-feira.

O FBI define um atirador ativo como “um ou mais indivíduos ativamente envolvidos em matar ou tentar matar pessoas em uma área povoada”.

O relatório vem nove dias depois que um atirador matou 10 pessoas e feriu outras três em um supermercado em um bairro predominantemente negro de Buffalo, Nova York.

O FBI está investigando o tiroteio como um crime de ódio e um ato de extremismo violento com motivação racial.

O FBI disse que seus dados de atiradores ativos nos últimos cinco anos mostram uma "tendência de alta", com o número de incidentes subindo de 40 em 2020 e 30 em 2017.

O número de vítimas registradas no ano passado – 243 – foi o terceiro mais alto no período de cinco anos, com mortes registrando seu nível mais alto desde 2017.

O aumento alarmante de incidentes com atiradores ativos levou muitas escolas americanas e outras instituições a incorporar exercícios em sua preparação de segurança.

Os dois incidentes de atiradores ativos com o maior número de vítimas ocorreram em um centro de operações da FedEx em Indianápolis, Indiana, e em um supermercado Kroger em Collierville, Tennessee.

No primeiro incidente, em 15 de abril de 2022, o atirador matou oito pessoas e feriu outras sete antes de cometer suicídio.

No tiroteio no supermercado Kroger, em 23 de setembro de 2021, o atirador atirou e matou uma pessoa e feriu outras 14 antes de virar a arma contra si mesmo.

Entre outros incidentes com muitas baixas estavam tiroteios em uma escola em Oxford, Michigan, e em uma mercearia em Boulder, Colorado.

Fontes