Incêndio varre mercado do norte da Somália

Fonte: Wikinotícias

4 de abril de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um grande incêndio atingiu o principal mercado da cidade de Hargeisa, no norte da Somália, no sábado, ferindo pelo menos 28 pessoas e destruindo centenas de empresas, disseram autoridades da cidade e testemunhas.

De acordo com testemunhas, o fogo começou onde os antigos armazéns estão localizados no amplo mercado de Waheen, um vibrante centro comercial da cidade.

“O fogo começou em um antigo armazém e os ventos o espalharam rapidamente pelo mercado, destruindo prédios de vários andares, casas de chá, mercearias, restaurantes, lojas de eletrônicos e um mercado de carnes”, disse Sayid Karama, uma testemunha.

Imagens postadas nas mídias sociais mostraram toda a área do mercado coberta por enormes chamas enviando colunas de fumaça preta acima da cidade.

Durante uma visita ao mercado, o presidente da Somalilândia, Muse Bihi Abdi, disse que 28 pessoas, nove delas mulheres, ficaram feridas e que nenhuma perda de vida foi relatada.

Autoridades disseram que os feridos eram principalmente comerciantes que tentavam resgatar alguns de seus produtos das barracas em chamas.

A causa do incêndio, que alguns comerciantes do mercado atribuem a uma falha elétrica, permanece incerta.

O prefeito de Hargeisa, Abdikarim Ahmed Mooge, que visitou o mercado incendiado, disse que as ruas estreitas do mercado e centenas de comerciantes, que invadiram o local, dificultaram os esforços para conter imediatamente o fogo pela pequena brigada de bombeiros da cidade.

“Este lugar era o centro econômico de Hargeisa e, embora os bombeiros tenham feito o possível para conter o fogo, o mercado está destruído e esta cidade nunca testemunhou uma calamidade tão grande”, disse Mooge. “Nós compartilhamos a dor com os comerciantes em Hargeisa, aqueles que perderam propriedades no incêndio. Devemos mostrar ao mundo que somos perseverantes por causa de uma crença – uma crença de que das cinzas de tal inferno, uma nova recuperação pode nascer.”

Vários lojistas relataram uma enorme perda de propriedade devido ao incêndio. As autoridades da Somalilândia disseram que um comitê foi organizado para avaliar os danos financeiros.

“Meu governo liberaria 1 milhão de dólares americanos para ajudar na resposta de emergência ao desastre”, disse o presidente Bihi.

Fontes