Incêndio atinge Museu Nacional do Rio de Janeiro
2 de setembro de 2018
Um incêndio destruiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro, a mais antiga instituição científica do país.
Acredita-se que a maioria dos 20 milhões de itens que ele continha, incluindo os restos humanos mais antigos já encontrados nas Américas, tenha sido destruída. O museu, localizado em um prédio que já serviu de residência para a família real portuguesa, comemorou seu 200º aniversário este ano.
A causa do incêndio não é conhecida. Nenhuma lesão foi relatada. O museu estava fechado para visitação no momento em que o incêndio começou. Por segurança, há homens também da Polícia Militar e profissionais de saúde em ambulâncias.
O Museu Nacional do Rio foi fundado por D.João VI, em 1818. É vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com perfil acadêmico e científico.
O local foi sede da primeira Assembleia Constituinte Republicana de 1889 a 1891, antes de ser destinado ao uso de museu, em 1892. O edifício é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Fonte
- ((pt)) Renata Giraldi. Incêndio atinge Museu Nacional do Rio de Janeiro — Agência Brasil, 02 de setembro de 2018, às 20h54min
- ((en)) Katy Watson. Brazil's 200-year-old national museum hit by huge fire — BBC News, 03 de setembro de 2018
Esta página está arquivada e não é mais editável. |