Saltar para o conteúdo

INSS suspende empréstimos para aposentados

Fonte: Wikinotícias

Brasil • 7 de janeiro de 2008

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Foram suspensos os empréstimos consignados para pensionistas do INSS, até que sejam consolidadas as regras de operações.

Segundo notificação da Agência Brasil, a Previdência Social publicou no Diário Oficial a Instrução Normativa nº 24, que amplia de 36 para 60 meses o prazo máximo para pagamento de crédito consignado a aposentados e pensionistas.

  • A Previdência Social informou que o INSS deve alterar também o valor da prestação do empréstimo consignado.

Os aposentados e pensionistas podem, atualmente, comprometer 30% do benefício com o pagamento de empréstimos. Contudo, o INSS deverá reduzir este limite para 20%.

Os empréstimos ficarão suspensos até que seja publicado o novo percentual que será determinado ainda este mês.

Abaixo estão algumas informações da Instrução Normativa 24/2007:

  • Ficará vedada a emissão de cartão de crédito adicional, assim como a cobrança de taxa de manutenção ou anuidade, sendo permitida a cobrança de taxa de emissão do cartão no valor máximo de R$ 15, podendo ser parcelada em até três vezes, a critério do titular do cartão.
  • Para as operações com cartão de crédito, o limite máximo de comprometimento será de até três vezes o valor da renda mensal do benefício.
  • O titular do cartão de crédito poderá optar pela contratação de seguro contra roubo, perda ou extravio, cujo prêmio anual não poderá exceder a R$ 3,90.
  • A taxa de juros aplicada às operações realizadas com o cartão de crédito não poderá exceder ao limite de 3,70% ao mês.

Fontes