ICANN começou a distribuir domínios .travel

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

4 de outubro de 2005

A partir deste mês, já é possível para algumas empresas obter um domínio de internet que termina em .travel, que foi criado especialmente para a indústria turística e de entretenimento.

Os domínios .travel foram aprovados este ano pela Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN).

As regras atuais de atribuição só permitem atribuir domínios .travel à empresas do ramo turístico, como por exemplo: empresas de linhas aéreas, restaurantes, parques temáticos, agências de viagem, etc.

Antes de ser atribuído o domínio, a empresa deve passar por um processo de certificação de dados, para que o internauta tenha garantia que irá acessar um endereço confiável. No entanto, mesmo assim, no momento de efectuar qualquer transação, todo internauta deve tomar as mesmas precauções que teria com qualquer outro site, de outro domínio da internet. O processo de certificação teve início em julho deste ano.

Desde o começo de outubro estão a ser atribuídos sufixos .travel a um reduzido número de interessados. Isto continuará até completar-se o período de testes que servirá para realizar eventuais ajustes no manejo do novo domínio. Finalizado o período de testes, será feita a atribuição em massa do domínio.

Entre as primeiras empresas que receberam domínios .travel estão empresas de cruzeiros, de aviação, de trens e parques temáticos.

Uma das críticas que é feita a este novo domínio é que ele não está aberto a quem sustenta a indústria de viagens e entretenimento, isto é ao turista. O escritor de livros de viagens Edward Hasbrouck, autor da série "O nômade prático" critica o fato de os lugares onde os viajantes discutem suas experiência e publicam suas fotos de viagens não podem usar o novo domínio.

Os novos domínios recentemente aprovados pela ICANN têm por objetivo principal o descongestionamento do domínio .com. No entanto, é pouco provável que as empresas que já usam há bastante tempo o domínio .com resolvam logo mudar de idéia. O mais provável é que a mudança de .com para .travel seja feita aos poucos.


Página externa

Fontes