Honduras sem fundos para repatriar corpos de migrantes do México

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.

26 de maio de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

Sem fundos, para prosseguir com a repatriação de nove corpos de migrantes, que perderam a vida no México na tentativa de chegar aos EUA, estão as autoridades hondurenhas, segundo Gerardo Torres, vice-chanceler do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional.

Segundo Torres, desde que assumiu o cargo não há informações sobre o dinheiro destinado para esse fim, "quando chegamos ao Itamaraty, os recursos não estavam lá e agora o que temos que fazer é ter esses recursos novamente", afirmou. explicado em uma conferência de imprensa.

Autoridades da pasta do Estado temem que a falta de recursos provoque uma paralisação das repatriações a partir de junho se o Ministério da Fazenda (SEFIN) não proceder à transferência do dinheiro.

A migração de Honduras está esperando para repatriar os corpos de nove migrantes que perderam a vida na tentativa de chegar irregularmente aos Estados Unidos. Quatro desses corpos foram encontrados há algumas semanas em um vagão de trem e outros cinco são resultado de um naufrágio em Veracruz.

O número pode aumentar depois que o Instituto Nacional de Migração (INM) do México anunciou a necessidade de repatriar os corpos de um grupo de migrantes que perdeu a vida em um acidente de ônibus na rodovia San Luis Potosí-Zacatecas.

Autoridades mexicanas disseram em um comunicado à imprensa que as vítimas incluem pessoas da Guatemala, El Salvador, Honduras, Panamá e Cuba.

Fontes