Honduras retoma devolução de terras de migrantes do México

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

19 de outubro de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

A vice-chanceler para Assuntos Consulares e Migratórios de Honduras, Nelly Jerez, explicou que a partir desta segunda-feira, 19 de outubro, serão retomados a devolução de terra de migrantes do México.

Segundo nota divulgada pelo governo hondurenho, a ação faz parte de um esforço coordenado entre as autoridades de Honduras, Guatemala e México, países que realizaram uma reunião virtual na semana anterior para definir o protocolo a seguir.

Jerez informou que “desde março, quando as medidas de contenção para a pandemia de COVID-19 foram implementadas, os condutos terrestres foram suspensos; no entanto, cinco voos semanais foram recebidos”.

O anúncio vem dias depois de o país centro-americano anunciar a reabertura de suas fronteiras terrestres.

Honduras explicou que, de 22 de março até o momento, ocorreram 79 voos com cerca de 10.624 hondurenhos deportados, que cumpriram os protocolos de biossegurança estabelecidos pelo Ministério da Saúde do país.

O vice-reitor afirmou que os migrantes que regressam “recebem alimentos, kits de higiene e são entrevistadas para acompanhamento de benefícios sociais ou oportunidades de emprego”.

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com