Honduras responde ao apelo da Guatemala para impedir a migração irregular

Fonte: Wikinotícias

22 de janeiro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Guatemala continua imparável com a deportação de centenas de migrantes que entraram em seu território guatemalteco à força no final da semana passada, buscando chegar à fronteira sul compartilhada pelos Estados Unidos e México. O grupo formado em sua maioria por hondurenhos está sendo devolvido à passagem de fronteira de El Florido, entre Guatemala e Honduras.

Conforme anunciado pelo Governo da Guatemala em um comunicado à imprensa, o chanceler Pedro Brolo voltou a dialogar com as autoridades hondurenhas para que os dois países trabalhem juntos para enfrentar o problema da migração irregular na região centro-americana e retornar os migrantes com segurança.

“Recebemos comunicações nas quais recebemos uma resposta positiva do Governo de Honduras em colaborar conosco”, disse Brolo.

Na quarta-feira, o Instituto de Migração da Guatemala informou que cerca de 3.600 pessoas foram devolvidas a Honduras, incluindo 510 crianças. O México, que fechou sua própria fronteira, também enviou ônibus para ajudar a transportar os migrantes de volta para casa.

Fontes