Holanda regulamenta exportação de semicondutores

Fonte: Wikinotícias

9 de março de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Holanda formalizou restrições às exportações de semicondutores para a China no último dia 8.

A Ministra de Comércio Exterior da Holanda disse em uma carta ao Parlamento no dia que as restrições à exportação sairiam antes deste verão.

Este anúncio é a primeira ação concreta relacionada ao controle das exportações de semicondutores dos Estados Unidos contra a China.

Espera-se que o núcleo do controle de exportação holandês seja o equipamento da ASML, uma empresa com tecnologia de classe mundial.

A ministro explicou na carta que "a Holanda acredita que é necessário supervisionar a tecnologia" por "razões de segurança nacional". "O parlamento holandês apresentará uma lista de controle nacional", acrescentou.

No entanto, a carta não mencionou a China ou a ASML. Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores da China disse no dia 9 que se opõe resolutamente à decisão holandesa.

"Esperamos que o lado holandês mantenha uma postura objetiva e imparcial", alertou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, "para proteger seus próprios interesses, e não seguir as medidas abusivas das restrições à exportação de certos países".

A China criticou os EUA em resposta às restrições. Enquanto isso, a Casa Branca não respondeu a um pedido de comentário.

Fontes