Holanda promete US$ 2,2 bilhões em ajuda militar à Ucrânia

Fonte: Wikinotícias
Primeiro-ministro holandês Mark Rutte

1 de março de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, anunciou na sexta-feira que ele e o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, assinaram um acordo de segurança que fornecerá a Kiev 2,2 bilhões de dólares em ajuda militar este ano.

Zelenskyy anunciou detalhes do plano nas suas contas nas redes sociais, depois de os dois líderes se terem encontrado e mantido conversações em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia e alvo frequente de ataques russos.

“O documento prevê 2 mil milhões de euros de assistência militar da Holanda este ano, bem como mais assistência de defesa durante os próximos 10 anos”, disse Zelenskyy no post. Ele também postou uma cópia do acordo em seu site presidencial oficial.

A Ucrânia alertou no mês passado que recebeu menos de um terço do milhão de projéteis de artilharia que a União Europeia prometeu entregar e que estava a lutar para manter as suas defesas.

Retirou as suas forças da cidade de Avdiivka, no leste, em Fevereiro, devido à dificuldade em obter munições, proporcionando a Moscovo o seu primeiro grande ganho territorial em mais de um ano.

Em sua conta X, antigo Twitter, Zelenskyy postou um vídeo dos dois visitando a cidade, incluindo alguns dos 20 mil edifícios que Zelenskyy disse terem sido destruídos em ataques russos.

Zelenskyy acrescentou que visitaram um edifício residencial destruído por bombardeios russos em janeiro. O site disse que cinco pessoas morreram e outras 14 ficaram feridas no ataque.

Rutte e Zelenskyy também visitaram salas de aula especiais construídas em uma estação de metrô, permitindo que cerca de 858 crianças em idade escolar em 40 turmas continuassem seus estudos em relativa segurança.

Fontes[editar | editar código-fonte]