Hipertensão é a doença crônica de maior prevalência no Brasil

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

27 de abril de 2020

Imagem meramente ilustrativa

O Ministério da Saúde anunciou hoje que a doença crônica que mais afeta o brasileiro é a hipertensão (ou pressão alta, na linguagem popular). Os dados são da pesquisa Vigitel 2019 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), que também apontou a obesidade em 2º lugar, com 20,3% de prevalência.

No texto divulgado em seu site, o MS também enfatizou que “no período de 13 anos, desde o início do monitoramento, o maior aumento é em relação a obesidade, que passou de 11,8% em 2006 para 20,3% em 2019, uma ampliação de 72%. Significa que dois em cada 10 brasileiros estão obesos. Se considerando o excesso de peso, metade dos brasileiros está nesta situação (55,4%)”.

Segundo o MS, em 2016, 49.640 morreram no Brasil em decorrência da hipertensão. O órgão também alertou que a hipertensão e a diabetes são fatores de risco para a piora nos quadros de Covid-19.


Doenças e prevalência

Doença Prevalência
Diabetes 7,4%
Excesso de peso 55,4%
Hipertensão 24,5%
Obesidade 20,3%

Nota: não se considerou, aqui, o "excesso de peso" como doença crônica

Notícia Relacionada

Pesquisa indica que brasileiros fumam cada vez menos

Fontes

Diabetes, hipertensão e obesidade avançam entre os brasileiros, MS, 27 de abril de 2020.

Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com