Hillary Clinton esperada hoje em Cabo Verde

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência VOA

13 de agosto de 2009

Cabo Verde


Cabo Verde será a próxima etapa da digressão africana de Hillary Clinton, périplo que já a levou, ao Quénia, África do Sul, Angola, Republica Democrática do Congo, Nigéria, a Libéria. Na Ilha do Sal, a governante americana será recebido pelo seu homologo cabo-verdiano, José Brito e tem esta sexta-feira agendado um encontro com o primeiro-ministro José Maria Neves. Espera-se que, no encontro, venha a ser debatido a questão da segurança e do narcotráfico no Atlântico e as relações comerciais bilaterais que, diga-se em abono da verdade, parcos frutos têm dele resultado.

Basta aqui recordar que as remessas de emigrantes cabo-verdianos nos Estados Unidos continuam ainda a valer bem mais do que as trocas comerciais entre os dois países, que pendem significativamente para o lado norte-americano.

Entretanto, um outro assunto na agenda do encontro de hoje entre Hillary Clinton e José Maria das Neves terá a ver com o envolvimento da diáspora cabo-verdiana nos Estados Unidos, nas economias e nos processos de desenvolvimento dos dois países.

E a Ilha do Fogo, ou Ilha do Vulcão, é por sinal, a ilha de origem de uma grande parte, senão da maioria das comunidades cabo-verdianas, radicadas na região dos Estados da Nova Inglaterra, Nova Iorque, Nova Jérsia e Califórnia e onde a visita de Hillary Clinton, esta sendo encarada com expectativas redobradas.

Fonte


Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati