Hillary Clinton esperada hoje em Cabo Verde

Fonte: Wikinotícias

Agência VOA

Cabo Verde • 13 de agosto de 2009

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Cabo Verde será a próxima etapa da digressão africana de Hillary Clinton, périplo que já a levou, ao Quénia, África do Sul, Angola, Republica Democrática do Congo, Nigéria, a Libéria. Na Ilha do Sal, a governante americana será recebido pelo seu homologo cabo-verdiano, José Brito e tem esta sexta-feira agendado um encontro com o primeiro-ministro José Maria Neves. Espera-se que, no encontro, venha a ser debatido a questão da segurança e do narcotráfico no Atlântico e as relações comerciais bilaterais que, diga-se em abono da verdade, parcos frutos têm dele resultado.

Basta aqui recordar que as remessas de emigrantes cabo-verdianos nos Estados Unidos continuam ainda a valer bem mais do que as trocas comerciais entre os dois países, que pendem significativamente para o lado norte-americano.

Entretanto, um outro assunto na agenda do encontro de hoje entre Hillary Clinton e José Maria das Neves terá a ver com o envolvimento da diáspora cabo-verdiana nos Estados Unidos, nas economias e nos processos de desenvolvimento dos dois países.

E a Ilha do Fogo, ou Ilha do Vulcão, é por sinal, a ilha de origem de uma grande parte, senão da maioria das comunidades cabo-verdianas, radicadas na região dos Estados da Nova Inglaterra, Nova Iorque, Nova Jérsia e Califórnia e onde a visita de Hillary Clinton, esta sendo encarada com expectativas redobradas.

Fonte