Hilary se torna o primeiro furacão da história a chegar ao centro-sul da Califórnia

Fonte: Wikinotícias

21 de agosto de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Sul da Califórnia: em rosa a região mais impactada

Hilary tocou solo no centro-sul da Califórnia ontem, se tornando o primeiro ciclone tropical a chegar a esta região em oito décadas. Antes, porém, há 84 anos um último furacão havia tocado solo no estado, mas na costa sudoeste, quando o serviço de monitoramento de furacões dos EUA sequer existia. "Em uma situação extremamente rara, o sudoeste norte-americano e o estado da Califórnia serão atingidos por um ciclone tropical", escreveu a Metsul em seu portal no sábado. Já o El País reportou que "foi emitido o primeiro alerta de tempestade tropical da história para aquela região".

Ontem de manhã Hilary tocou solo duas vezes no México, seguindo para o norte sobre a Baixa Califórnia, até cruzar a fronteira com a Califórnia, onde desembarcou no sul do Condado de San Diego à noite.

O NHC Eastern Pacific dos EU alertava desde sexta-feira para chuvas intensas no sul do estado, com risco de enchentes e deslizamentos de terra. Havará "provável inundação catastrófica e com risco de vida em partes da Península de Baja California e no sudoeste dos EUA", segundo o NHC em seu Twitter.

Estado de emergência

Para apoiar os esforços de resposta e recuperação do furacão Hilary, no sábado o o governador Gavin Newsom decretou estado de emergência para grande parte do sul da Califórnia.

O governador assinou o documento em San Diego durante uma visita às tropas da Guarda Nacional da Califórnia que estavam de prontidão para ajudar os afetados. Newson também se reuniu com os socorristas e autoridades locais, incluindo o prefeito de San Diego, Todd Gloria e fez contato com autoridades federais, incluindo a Casa Branca.

Ciclone que espanta meteorologistas

Já no dia 18 o portal Tempo - Meteored alertava que Hilary poderia ser o primeiro ciclone tropical a atingir a Califórnia em 84 anos.

Segundo a Metsul, é comum que ciclones extratropicais se formem no Pacífico a oeste da costa da Califórnia, mas que ciclones tropicais - que costumam se formar mais a sul, próximo a costa mexicana, de onde seguem para oeste e não para norte - são incomuns. "Desde 1939, o estado norte-americano da Califórnia não é atingido por um ciclone tropical", reportou a Metsul.

Notícias Relacionadas

Fontes