Hasan Akhund vai liderar Governo do Talibã no Afeganistão

Fonte: Wikinotícias

7 de setembro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

O Talibã anunciou, nesta terça-feira (7), os nomes do Governo provisório do Afeganistão, na sua maior parte composto por antigos membros do grupo extremista.

O primeiro-ministro interino é o Mulla Hasan Akhund, líder do Governo talibã entre 1996 e 2001, antes de o regime ter sido deposto por forças militares lideradas pelos Estados Unidos logo após os ataques do 11 de setembro de 2011.

Em conferência de imprensa em Cabul nesta terça-feira (7), o principal porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, anunciou também que o vice-primeiro-ministro é o Mulla Abdul Ghani Baradar, o principal negociador do Talibã no acordo com o Governo americano, ainda durante a Administração Trump, para a retirada dos militares do país.

Sarajuddin Haqqani, filho do fundador da rede Haqqani, designada como organização terrorista pelos Estados Unidos, será o novo ministro do Interior, enquanto o Mulla Mohammad Yaqoob, filho do Mulla Omar, procurado pelo FBI, foi nomeado ministro da Defesa e Abas Stanikzai assume a pasta dos Negócios Estrangeiros.

Por agora, desconhece-se o papel no Governo do Mullah Haibatullah Akhundzada, o líder supremo do Talibã, que não nem visto em público ou povoado desde a queda do Governo anterior e a tomada de Cabul pelo seu grupo.

Conforme os primeiros dados, não há nenhum membro do escalão mais algo do Governo que não seja do Talibã, ao contrário do que pediu a comunidade internacional.

Fonte