HRW pede que Lula desenvolva 'medidas concretas' para proteger a Amazônia

Fonte: Wikinotícias
HRW logotipo

6 de novembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Human Rights Watch está pedindo ao presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que “se comprometa com medidas concretas para respaldar suas promessas sobre o meio ambiente enquanto representantes do governo se reúnem para a reunião de cúpula climática da COP27 no Egito”.

A COP27 é a 27ª conferência anual da ONU sobre mudanças climáticas, que será realizada de 6 a 18 de novembro em Sharm El-Sheikh. Da Silva, amplamente conhecido como Lula, e o atual presidente brasileiro Jair Bolsonaro são esperados na reunião.

“Como a COP27 começa uma semana após sua eleição, Lula deve especificar como planeja defender o estado de direito na Amazônia e proteger tanto a floresta quanto seus defensores assim que assumir o cargo”, disse a diretora da Human Rights Watch Brasil, Maria Laura Canineu. em um comunicado.

De acordo com a organização de direitos humanos, em 2003, quando Da Silva assumiu o cargo presidencial, ele herdou uma das maiores taxas de desmatamento da Amazônia já registradas, mas essa taxa caiu 67% até o final de seu segundo mandato em 2010.

Em comparação, a Human Rights Watch disse: “Sob Bolsonaro, o desmatamento na Amazônia aumentou 73% em 2021 em comparação com 2018, seu nível mais alto em 15 anos. Cerca de 34.000 quilômetros quadrados da floresta amazônica foram desmatados entre 2019 e 2021, segundo dados oficiais. Quase 99% do desmatamento registrado em 2021 teve alguma irregularidade indicando ilegalidade.”

A Human Rights Watch disse que a equipe de transição de Lula “deve preparar uma estratégia… para reverter a destruição ambiental desenfreada que ocorreu sob a presidência de Bolsonaro”.

Canineu pediu ao mundo exterior que monitore de perto “a situação na Amazônia e apoie os esforços para combater o desmatamento e proteger os defensores da floresta”.

Fonte