HRW: Civis correm maior risco na guerra de Putin contra a Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

24 de fevereiro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Human Rights Watch adverte que o plano de batalha do presidente russo Vladimir Putin para a Ucrânia provavelmente envolverá o ataque deliberado de civis e infraestrutura civil para enfraquecer a determinação da Ucrânia de continuar lutando.

O diretor-executivo da Human Rights Watch, Kenneth Roth, diz temer que os militares russos reproduzam na Ucrânia a estratégia de guerra que empregou para ajudar o regime sírio a recuperar a província de Idlib, no norte do país, o último enclave controlado pelos rebeldes.

Ele diz que um estudo detalhado de como a Rússia lutou naquela guerra encontrou casos repetidos de bombardeiros russos visando deliberadamente instituições civis. Ele diz que hospitais, escolas, mercados e prédios civis foram descaradamente atacados.

“Conseguimos documentar, acho que foram 43 casos desses em que não havia alvos militares conhecidos à vista. Estava apenas atacando deliberadamente uma instituição civil, para torná-la inabitável e facilitar a entrada dos militares sírios… Ficou mais claro que esses eram esforços deliberados… para tornar a vida inabitável para os três milhões de civis em Idlib”, disse ele. .

O que é particularmente digno de nota, diz Roth, é a estrutura da cadeia de comando por trás da política deliberada e ilegítima da Rússia.

“Descobrimos que o próprio Putin tinha a responsabilidade de comando e que ele até mesmo distribuiu o que é chamado de prêmio de 'Herói da Rússia' para os dois comandantes que estavam encarregados desse bombardeio durante o período em que encontramos esses bombardeios. Então, nosso medo é que isso seja replicado”, disse.

Roth diz que séria pressão deve ser colocada sobre os militares russos para não replicar essa estratégia de guerra. Ele observa que a campanha de bombardeios arbitrários da Rússia em Idlib parou em março de 2020 sob a pressão combinada dos líderes alemães franceses e turcos. Ele diz que a pressão internacional sobre Putin neste caso deve ser mantida.

Fontes