Hábitos saudáveis podem reduzir 13% dos casos de câncer de mama

Fonte: Wikinotícias

22 de outubro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Hábitos saudáveis, principalmente a prática de atividades físicas, reduziriam 13% dos casos de câncer de mama no Brasil, anunciou o Inca (Instituto Nacional do Câncer) no início deste mês, quando do lançamento da campanha Outubro Rosa 2021. Outros hábitos relacionados à doença são a má alimentação, o consumo de álcool e o excesso de peso. O não aleitamento materno também é um fator de risco, segundo o Inca.

O Brasil registra, anualmente, cerca de 8 mil casos novos da doença.

No mundo

Uma pesquisa de 2020 da União Internacional para o Controle do Câncer indicou que 28% das mulheres de 20 países não relacionaram a ausência de atividade física como um fator de risco para o câncer.

Em fevereiro passado, por ocasião do Dia Mundial do Câncer 2021, a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou que o câncer de mama havia se tornado o mais prevalente no mundo, ultrapassando o de casos de câncer no pulmão. A Organização também atribuiu às mudanças no estilo de vida, como dietas pouco saudáveis, atividade física insuficiente, tabagismo e uso nocivo do álcool, o aumento dos casos de câncer em todo mundo nas últimas duas décadas.

Segundo a OMS, em 2020, 2,3 milhões de mulheres tinham diagnóstico de câncer de mama e 685.000 mortes ocorreram em todo mundo.

Fontes