Há uma ou duas opções para o futuro do Timor Leste, diz partido

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

10 de fevereiro de 2015

Timor-Leste

O secretário-geral do maior partido timorense, o Congresso Nacional da Resistência Timorense (CNRT), Dionísio Babo, disse hoje (10) que apresentou ao presidente da República, Taur Matan Ruak, "uma ou duas opções" sobre o futuro governo timorense, considerando que cabe ao chefe de Estado decidir.

"Fomos consultados sobre o apoio que o CNRT dá para a formação do governo. Apresentamos as nossas opiniões. Cabe agora ao presidente decidir", disse o secretário-geral. Dionísio Babo falou aos jornalistas depois de um encontro de uma delegação do seu partido com o presidente da República, Taur Matan Ruak, que pôs fim ao processo de consulta aos partidos com assento parlamentar.

O secretário-geral confirmou que a delegação apresentou "a sua opinião sobre os cenários em cima da mesa" garantindo que o partido apoia a postura do presidente do CNRT, o atual primeiro-ministro, Xanana Gusmão, que renunciou ao cargo na sexta-feira (6). "Para evitar conflitos de interesse, o presidente do partido deixou de estar nos encontros do Conselho Político Nacional do partido", disse. Fidelis Magalhães, chefe da Casa Civil do presidente da República, disse depois do encontro que a Presidência da República deverá emitir um comunicado "ainda hoje".

Taur Matan Ruak informou ontem (9) ter aceitado o pedido de demissão do primeiro-ministro, Xanana Gusmão, iniciando o processo de constituição do novo governo que espera estar concluído no final desta semana. A Presidência da República timorense confirmou ontem, por meio de um post no Facebook, que o novo governo tomará posse na sexta-feira (13).

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati