Guterres pediu fim da guerra "absurda" contra a Ucrânia
23 de março de 2022
O mundo vê “terror contra civis, bombardeios de hospitais, escolas e prédios residenciais” e está convencido de que “a cada dia e a cada hora as consequências da invasão russa da Ucrânia estão se tornando mais devastadoras”, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, nesta terça-feira. .
Falando aos repórteres, Guterres lembrou que “hoje já dez milhões de ucranianos foram forçados a deixar suas casas” e fugir da guerra.
O chefe da ONU concentrou-se na situação em Mariupol. “Esta guerra não está indo para lugar nenhum”, disse ele. "Por mais de duas semanas, Mariupol foi cercada pelo exército russo, que está bombardeando impiedosamente, bombardeando e atacando. Para que?"
“O povo ucraniano realmente vive no inferno”, afirmou Guterres.
Ele alertou que as consequências da guerra já estão sendo sentidas por todo o mundo hoje: os preços dos alimentos, combustíveis e fertilizantes estão subindo vertiginosamente, o que pode levar à fome global.
Esta guerra não pode ser vencida, o secretário-geral da ONU está convencido. “Mais cedo ou mais tarde, você terá que passar do campo de batalha para a mesa de negociações de paz. É inevitável”, disse.
“A única questão é: quantas vidas mais devem ser perdidas? Quantas bombas mais devem cair? Quantos Mariupols ainda precisam ser destruídos? Quantos ucranianos e russos ainda serão mortos antes que fique claro para todos que não há vencedores nesta guerra, mas apenas perdedores?
“É hora de parar com essa guerra monstruosa e absurda”, pediu o chefe da ONU, enfatizando que “a continuação da guerra na Ucrânia é moralmente inaceitável, politicamente injustificada e inútil do ponto de vista militar.”
Fontes
- ((ru)) Гутерриш призвал к прекращению «абсурдной» войны против Украины — Voz da América, 23 de março de 2022
Esta página está arquivada e não é mais editável. |