Guiné Bissau: Analise do desfecho eleitoral

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência VOA

1 de agosto de 2009

Consideradas livres, transparentes e justas, as eleições presidenciais da Guiné Bissau que ditaram a vitória do candidato do PAIGC, Malam Bacai Sanha pela forma ordeira como decorreram, podem constituir-se num marco determinante no sentido do encerramento de todo um ciclo de violência e de instabilidade político-militar que marcou aquele país, nas últimas décadas.

Mas obviamente que os números, os votos e particularmente a abstenção, suscitam igualmente ilações.

E foi pois para nos ajudar a compreender, o que esteve em causa e o que se deve esperar do desfecho de mais este ciclo eleitoral na Guiné Bissau, que o nosso Temas e Debates, hoje conduzido pelo nosso colega Nelson Herbert convidou o académico, investigador togo-guineense, Fafali Koudawo.

Entre os aspectos abordados, figura obviamente o peso que supostamente o voto de natureza étnica teve nestas eleições presidenciais guineenses.

Fonte


Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati