Guiné Bissau: Analise do desfecho eleitoral

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência VOA

1 de agosto de 2009

Consideradas livres, transparentes e justas, as eleições presidenciais da Guiné Bissau que ditaram a vitória do candidato do PAIGC, Malam Bacai Sanha pela forma ordeira como decorreram, podem constituir-se num marco determinante no sentido do encerramento de todo um ciclo de violência e de instabilidade político-militar que marcou aquele país, nas últimas décadas.

Mas obviamente que os números, os votos e particularmente a abstenção, suscitam igualmente ilações.

E foi pois para nos ajudar a compreender, o que esteve em causa e o que se deve esperar do desfecho de mais este ciclo eleitoral na Guiné Bissau, que o nosso Temas e Debates, hoje conduzido pelo nosso colega Nelson Herbert convidou o académico, investigador togo-guineense, Fafali Koudawo.

Entre os aspectos abordados, figura obviamente o peso que supostamente o voto de natureza étnica teve nestas eleições presidenciais guineenses.

Fonte


Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati