Guerra expulsa milhares de refugiados afegãos da Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

19 de março de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Três semanas atrás, Haseeb Noori se tornou um refugiado – pela segunda vez.

O advogado afegão, de 45 anos, morava com sua esposa e cinco filhos em um campo de refugiados improvisado perto da fronteira ucraniana-eslovaca quando bombas russas começaram a cair.

“Meus filhos entraram em pânico e decidimos sair e seguir para a fronteira”, disse Noori em entrevista.

Milhares estavam correndo para as fronteiras da Ucrânia com os países da Europa Ocidental. Depois de uma tentativa inútil de atravessar para a Eslováquia em 24 de fevereiro, a família deu meia-volta e seguiu para o norte, em direção à fronteira polonesa, juntando-se a outros refugiados em uma repetição de sua saída frenética de Cabul no ano passado.

“Depois de dois dias e duas noites e caminhando por mais de 50 quilômetros, entramos na Polônia”, disse Noori, falando de um campo de refugiados em Barneveld, na Holanda, onde chegou há duas semanas.

Noori e sua família estavam entre as várias centenas de afegãos que foram evacuados para a Ucrânia pelos militares do país após a tomada do Afeganistão pelo Talibã em 15 de agosto. Alguns dos evacuados foram reassentados nos Estados Unidos e no Canadá nos últimos meses, mas a maioria ainda vivia na Ucrânia quando a Rússia invadiu o país no mês passado.

Migração em massa

A guerra forçou mais de 3 milhões de pessoas a deixar o país, a maior migração em massa na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Entre eles estavam mais de 162.000 estrangeiros que viviam na Ucrânia, segundo a Organização Internacional para as Migrações.

Em resposta à crise, a União Europeia lançou em 4 de março um programa de proteção emergencial para refugiados da Ucrânia, concedendo-lhes direitos de residência, seguro saúde, educação e outros benefícios em todo o bloco de 27 membros.

Os benefícios são aplicáveis ​​a refugiados e outros residentes permanentes da Ucrânia. Mas a diretiva da UE é executada de maneira diferente por diferentes países, e não está claro quantos afegãos fugitivos da Ucrânia têm direito a proteção temporária.

Fontes