Guerra em Gaza

Fonte: Wikinotícias

Oriente Médio • 8 de julho de 2014

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Uma explosão causada por um foguete palestino na cidade israelense de Sderot.

Em resposta ao sequestro e morte de três civis israelenses por palestinos, Israel inicia ataques aéreos contra a Faixa de Gaza, controlada pelo grupo Hamas. Logo depois um jovem palestino também é sequestrado e morto, desta vez por extremistas judeus. Como resultado, desde o dia 8 de julho de 2014, violentos embates entre as forças armadas de Israel e militantes palestinos tem acontecido em Gaza.

A aviação israelense bombardeia sem cessar a Faixa de gaza em uma grande campanha aérea (Operação Margem Protetora) contra o Hamas, que por sua vez lança centenas de foguetes contra o sul de Israel. Dezenas de pessoas, a esmagadora maioria civis palestinos, já morreram. Os israelenses mobilizaram 40 000 reservistas e se preparam para uma eventual incursão terrestre em Gaza.

A situação humanitária acaba por se deteriorar ainda mais nos territórios ocupados, enquanto a ameaça de uma nova guerra total segue.

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • ((en)) Haaretz. IDF expands Gaza offensive — Haaretz, 10 de julho de 2014  
  • ((pt)) G1. Confronto entre Israel e Hamas corre risco de se tornar generalizado — G1 <span title="ctx_ver=Z39.88-2004&rfr_id=info%3Asid%2Fpt.wikinews.org%3AGuerra+em+Gaza&rft.au=G1&rft.btitle=Confronto+entre+Israel+e+Hamas+corre+risco+de+se+tornar+generalizado&rft.date=Erro Lua em Módulo:ISO na linha 17: attempt to index local 'input' (a nil value).&rft.genre=unknown&rft.pub=G1&rft_id=http%3A%2F%2Fg1.globo.com%2Fmundo%2Fnoticia%2F2014%2F07%2Fconfronto-entre-israel-e-hamas-corre-risco-de-se-tornar-generalizado.html&rft_val_fmt=info%3Aofi%2Ffmt%3Akev%3Amtx%3Abook" class="Z3988">