Guatemala exigirá calendário completo de vacinação para estrangeiros

Fonte: Wikinotícias

5 de janeiro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As autoridades de imigração guatemaltecas anunciaram que, a partir de 10 de janeiro, exigirão o calendário completo de vacinação e um teste de COVID-19 negativo de qualquer viajante que queira entrar no país.

O órgão explicou, em nota, que a medida segue as diretrizes emitidas pelo Ministério da Saúde do país e se aplica a qualquer viajante com mais de 10 anos que tente entrar no país por via aérea ou terrestre.

Os requisitos, divulgados na conta oficial do Twitter da Migration, detalham que, para estrangeiros, é necessário apresentar um "teste PCR ou antígeno negativo [72 horas antes de entrar no país], bem como o documento que comprova que eles têm um esquema completo de vacinação".

Para os guatemaltecos, corpo diplomático, residentes temporários e permanentes, só será necessário apresentar um dos dois testes.

Francisco Coma, porta-voz do Ministro da Saúde, explicou à Voz da América que as medidas são implementadas porque o país está experimentando "um aumento no número de pacientes internados", dos quais mais de 85% não foram vacinados ou não tiveram seu calendário vacinal completo.

O Ministério da Saúde também explicou que no caso de cidadãos ou que têm residência permanente na Guatemala, e que testam positivo, não serão negadas a entrada, mas outras medidas serão aplicadas.

Em 3 de dezembro, a Guatemala teve 628.695 casos confirmados e 16.109 mortes por COVID-19, segundo dados da Universidade Johns Hopkins.

Fontes