Grupo de trabalho quer realizar conferência sobre implantação do 5G no Brasil

Fonte: Wikinotícias

5 de fevereiro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A coordenadora do grupo de deputados que acompanha a implantação da tecnologia 5G no Brasil quer a união entre o parlamento, governo federal, Tribunal de Contas da União (TCU) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para discutir o tema em uma grande conferência. Ela também busca, nos próximos dias, reuniões com a Anatel e com as empresas de telefonia para ouvir opiniões sobre a proposta de edital do leilão de frequências do 5G.

A informação é da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), coordenadora do grupo de trabalho que se reuniu nesta quinta-feira (4) com o conselheiro da Anatel Carlos Manuel Baigori, relator da proposta de edital. Segundo a deputada, o grupo pretende reunir as instituições para fazer uma conferência sobre o tema.

“Que a gente possa fazer uma união entre instituições nacionais, que envolva o Parlamento, que envolva o governo federal através do Ministério das Comunicações, que envolva a Anatel e que envolva o Tribunal de Contas da União. Eu penso que nós precisávamos, e deveremos fazer, convocar uma grande conferência técnica nacional onde a gente possa ter os melhores do país que entendem do assunto e onde a gente possa ter ali informações, inclusive de outros países, levando em consideração primeiro a segurança nacional, que leve em consideração a nossa soberania, um outro item que envolva acessibilidade, preço e universalização”, disse a deputada.

Ainda de acordo com Perpétua Almeida, o grupo deve ouvir a Anatel e empresas nos próximos dias.

“Eu, particularmente, já pedi à assessoria do 5g para que peça uma reunião já para a próxima semana com o presidente da Anatel, que pediu vistas do processo, e também uma reunião com as empresas porque eu também quero ouvir das empresas qual a opinião que elas têm sobre o relatório já divulgado”, observou.

A proposta de edital do leilão do 5G foi apresentada no dia 1º de fevereiro pelo conselheiro Carlos Baigorri, mas o presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais, pediu vista do processo, com a promessa de apresentar seu voto até o dia 24.

Assim, a expectativa de que o leilão possa ocorrer no fim do primeiro semestre se mantém. A previsão anterior era no ano passado, mas a implantação do 5G acabou adiada por causa da pandemia.

Benefícios

A tecnologia 5G promete velocidade muito maior no tráfego de dados para celulares, conexões mais estáveis e a possibilidade de mais acessos simultâneos sem perda da qualidade.

Com a utilização de faixas de radiofrequência, a ideia é aumentar a estrutura da banda larga fixa que vai permitir melhor conexão de internet em estradas, pequenas cidades e locais de pouco interesse comercial. Os benefícios iriam além do celular: carros, eletrodomésticos e câmeras de segurança com acesso à internet poderiam ser conectados mais facilmente.

O grupo de trabalho para acompanhar a implantação da tecnologia foi criado em dezembro, pelo então presidente Rodrigo Maia.

Fontes