Grupo armado sequestra pelo menos 50 mulheres em Burkina Faso

21 de janeiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Localização do Burkina Faso
Localização do Burkina Faso
Localização do Burkina Faso

Cerca de 50 mulheres e meninas foram raptadas por grupos armados em Burkina Faso em 12 e 13 de janeiro, reporta o portal Relief da ONU. O caso aconteceu numa localidade a cerca 15 quilómetros da aldeia de Arbinda, na região do Sahel.

O alto comissário da ONU para os direitos humanos, Volker Türk, condenou o sequestro e disse que estava "alarmado que dezenas de mulheres em busca de comida para suas famílias tenham sido sequestradas em plena luz do dia, no que pode ser o primeiro ataque desse tipo deliberadamente direcionado a mulheres em Burkina Faso”. Ele também pediu "a libertação imediata e incondicional de todas as mulheres sequestradas e que as autoridades nacionais conduzam prontamente uma investigação eficaz, imparcial e independente para identificar os responsáveis ​​e responsabilizá-los".

António Guterres, secretário-geral da ONU, também condenou "veementemente" a ação, reafirmando "o compromisso das Nações Unidas de continuar trabalhando com Burkina Faso e parceiros internacionais para aumentar a proteção de civis, responder aos desafios humanitários e de desenvolvimento, promover e proteger os direitos humanos e apoiar os esforços para uma paz duradoura".

Fontes