Grupo armado ataca quartel e invade duas aldeias em Cabo Delgado

Fonte: Wikinotícias

4 de julho de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

Um grupo armado ligado ao Estado Islâmico atacou no sábado (2), um quartel das Forças de Defesa e Segurança (FDS) e matou um militar em Mandimba, no distrito de Nangade, no mesmo dia que atacou duas aldeias de Macomia e Meluco, distritos do centro de Cabo Delgado, disseram à VOA nesta segunda-feira (4), testemunhas e fontes militares.

O grupo invadiu o quartel da força moçambicana no início da noite de sábado, em Mandimba, norte de Nangade, perto da fronteira com a Tanzânia, tendo, depois de um forte confronto, conseguido capturar parte do arsenal.

“O inimigo entrou e atacou a posição, feriram uns, morreram outros e também há desaparecidos”, que começaram a reaparecer domingo e esta segunda-feira, na sede do distrito de Nangade, disse à VOA uma fonte próxima ao incidente, na condição de anonimato.

A fonte relatou que outra posição próxima da guarda-fronteira tinha sido atacada há alguns meses, sugerindo ser este um avanço estratégico do grupo rebelde, que nos últimos tempos aumentou o seu cordão de ataques terroristas, incluindo nos distritos a sul de Cabo Delgado.

“Muita logística perdeu-se neste ataque”, referiu a fonte, reconhecendo que vários ataques do grupo rebelde têm sido para roubar alimentos, sobretudo, nas aldeias.

Já em Macomia, o grupo invadiu a aldeia Chicomo, no domingo, destruindo parte das palhotas que tinham restado do anterior ataque.

O grupo já tinha invadido a aldeia e matado um líder islâmico recentemente.

No sábado, 2, o grupo igualmente tomou por várias horas a aldeia Iba, no distrito de Meluco, saqueando alguns produtos alimentares, contou outra fonte local.

“As pessoas dormem nas machambas (hortas) e quando eles chegaram queimaram casas e levaram mandioca seca nos celeiros”, contou outro morador.

Confrontos entre as forças conjuntas e os insurgentes se seguiram ao ataque.

Não há relatos de vítimas humanas nos últimos dois ataques.

A Polícia da República de Moçambique em Pemba não respondeu ao pedido de comentário da VOA.

Refira-se que a polícia em Cabo Delgado afirmou, em maio, que os distritos de Macomia e Nangade, eram os últimos dois redutos onde estava a ser combatido o grupo rebelde que atua em Cabo Delgado desde 2017.

Fonte