Grã-Bretanha abre visto para milhões de cidadãos de Hong Kong

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Os passaportes BN (O) exibiam uma capa vermelha cor de vinho, idêntica à dos passaportes de cidadão britânico, embora sem as palavras "União Europeia" na parte superior da capa.

31 de janeiro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

A Grã-Bretanha facilitou a saída dos moradores de Hong Kong depois que Pequim impôs uma ampla lei de segurança nacional na cidade em junho passado, proibindo atos de secessão, subversão, terrorismo e interferência de forças estrangeiras.

A partir de hoje, os residentes de Hong Kong que pensam em se mudar para a Grã-Bretanha podem começar a solicitar um visto especial que abre um novo caminho para a imigração e a cidadania na Grã-Bretanha.

Alguns habitantes de Hong Kong já se mudaram, enquanto outros teriam vendido suas casas na cidade enquanto se preparavam para aceitar a oferta do governo britânico.

Pequim fez ameaças de retaliação contra a Grã-Bretanha pelo esquema na sexta-feira, anunciando que não mais reconheceria passaportes nacionais britânicos (Overseas) como documentos de viagem e de identificação válidos e alertando sobre ações futuras.

Não está claro quantos habitantes de Hong Kong aceitarão a oferta, especialmente porque o coronavírus restringe voos globais.

Mas o passaporte BN (O) está disponível para um grande número de pessoas - cerca de 70 por cento da população de 7,5 milhões de Hong Kong. A Grã-Bretanha concedeu o status de BN (O) a 3,4 milhões de residentes de Hong Kong nascidos antes da transferência de controle de 1997, quando a cidade retornou ao domínio chinês. Seus passaportes BN (O) permitiam que eles visitassem a Grã-Bretanha por até seis meses, mas não permitiam automaticamente que trabalhassem lá.

Estima-se que 5,4 milhões de pessoas da população de Hong Kong de 7,5 milhões sejam elegíveis. O governo britânico diz que não importa se os moradores de Hong Kong perderam seus passaportes BN (O) ou permitiram que eles expirassem. Eles podem verificar seu status com as autoridades britânicas.

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit