Grã-Bretanha: soldados russos ignoraram ordens na Ucrânia
31 de março de 2022
Soldados russos na Ucrânia supostamente se recusaram a seguir ordens, sabotaram seus próprios equipamentos e derrubaram acidentalmente seus próprios aviões, disse o chefe da inteligência britânica nesta quinta-feira.
Jeremy Fleming, diretor da agência de espionagem eletrônica GCHQ, fez as declarações durante um discurso em Canberra, Austrália.
O presidente russo, Vladimir Putin, parece ter "calibrado mal" a invasão, disse ele.
“Está claro que ele julgou mal a resistência do povo ucraniano. Ele subestimou a força que as ações da coalizão gerariam. Ele subestimou as consequências do regime de sanções econômicas e superestimou a capacidade de seus militares de alcançar uma vitória rápida”, disse Fleming.
“Vimos soldados russos, sem armas e sem moral, se recusarem a seguir ordens, sabotar seus próprios equipamentos e até derrubar acidentalmente seus próprios aviões”, acrescentou.
Além disso, ele elogiou a "operação de informação" do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, por sua alta eficácia no combate à massiva campanha russa de desinformação sobre a guerra.
Embora se esperasse que a Rússia lançasse um grande ataque cibernético como parte de sua campanha militar, Fleming disse que isso nunca foi uma parte central do plano de guerra padrão de Moscou.
Fontes
- ((es)) Gran Bretaña: soldados rusos desoyeron órdenes en Ucrania — Voz da América, 31 de março de 2022
Esta página está arquivada e não é mais editável. |