Grávida de nove meses morre após procurar atendimento em quatro hospitais

Fonte: Wikinotícias

Rio de janeiro • 31 de janeiro de 2007

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Uma jovem grávida de nove meses morreu às 4h35 desta segunda-feira (29) depois de procurar atendimento em quatro hospitais no Rio. Os parentes acompanharam a adolescente por maternidades de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, no Centro do Rio e no Andaraí, na Zona Norte, mas não conseguiram evitar a tragédia. O bebê também faleceu. A família está traumatizada e ainda não sabe se vai registrar o caso na delegacia.[1][2]

Segundo parentes, o sofrimento da estudante Joana Gomes de Almeida durou quase 20 horas. No Hospital de Xerém, ela não pôde ser atendida porque não havia anestesista. A estudante foi transferida de ambulância para o Hospital de Duque de Caxias, mas não quis se internar devido às más condições do local.

A família seguiu para a Pró-Matre, no Centro do Rio. A direção informou que a paciente chegou com cólicas, foi atendida e liberada. Porém, a prima da vítima acusa a maternidade de não ter prestado o atendimento necessário.

Grávidas de baixo risco

Segundo a direção, a maternidade só atende grávidas de baixo risco, mas quando o caso é grave, a paciente é internada e os médicos tentam a transferência para outras unidades de saúde. Já no Hospital do Andaraí, o quarto local procurado, os parentes disseram que ela esperou por sete horas para ser levada à sala de parto, onde faleceu às 4h35 desta segunda-feira (29). O bebê morreu em seguida.

O Hospital do Andaraí afirma que ela deu entrada às 16h50 de domingo (28) já muito debilitada. O corpo será necropsiado no IML e o hospital irá apurar internamente o caso.

Versão oficial

A Secretaria municipal de Saúde de Duque de Caxias dá uma versão diferente da apresentada pela família. Em nota, a Secretaria diz que a adolescente foi atendida na Maternidade de Xerém, mas como não estava em trabalho de parto, foi levada de ambulância para o Hospital Municipal Duque de Caxias para uma melhor avaliação.

Fontes