Governo militar do Gabão retira ex-presidente Bongo da prisão

Fonte: Wikinotícias
Ali Bongo em 2012

7 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente interino do Gabão, Brice Oligui Nguema, que recentemente assumiu o poder através de um golpe de Estado, suspendeu a detenção do seu antecessor, disse um porta-voz do governo militar no dia 6.

O porta-voz do governo militar gabonês divulgou um comunicado na televisão estatal do presidente interino Nguema anunciando a libertação do ex-presidente Ali Bongo Ondimba, que estava sob custódia após ser deposto.

O porta-voz afirmou: "Considerando o seu estado de saúde, o ex-presidente Bongo está agora livre para se movimentar", acrescentando que poderia permitir-lhe deixar o país para um exame médico, se assim o desejar.

O ex-presidente Bongo, de 64 anos, sofreu um acidente vascular cerebral em 2018 e recebeu tratamento durante vários meses no país norte-africano do Marrocos.

Os militares gaboneses deram um golpe de Estado no dia 30 do mês passado, quando as eleições presidenciais realizadas no dia 26 do mês passado confirmaram o terceiro mandato consecutivo do ex-presidente Bongo, que governou o Gabão durante 14 anos, depois do seu pai, que esteve no poder durante 42 anos.

O presidente interino Nguema disse na sua recente cerimônia de posse, sem especificar o momento, que irá realizar eleições livres, transparentes, confiáveis ​​e pacíficas.

Fontes