Governo militar de Mianmar perdoa 2.000 presos políticos

Fonte: Wikinotícias

3 de maio de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A mídia estatal de Mianmar noticiou no dia 3 que o regime militar indultou cerca de 2.000 presos classificados como presos políticos.

A transmissão estatal MRTV de Mianmar informou que 2.153 condenados foram perdoados no dia do feriado budista.

O fotojornalista Thun, que foi preso em Yangon enquanto cobria protestos contra o golpe em dezembro de 2021, confirmou sua libertação à Reuters naquele dia.

“Estou feliz por ter sido libertado, mas muitas pessoas ainda estão na prisão e espero que sejam libertadas”, disse ele.

De acordo com a Associação de Assistência aos Prisioneiros Políticos de Mianmar (AAPP), pelo menos 17.897 pessoas foram presas e 3.452 mortas pelas forças de segurança em Mianmar até agora.

Um porta-voz do grupo disse que eles estão verificando os indultados e que os presos por sedição, os alvos do indulto, são considerados presos políticos.

Os militares de Mianmar alegaram que as eleições gerais de novembro de 2020, que terminaram com uma vitória esmagadora do partido de Aung San Suu Kyi, foram eleições fraudulentas e tomaram o poder em um golpe em fevereiro do ano seguinte.

Suu Kyi, que foi presa logo após o golpe e acusada de corrupção e manipulação eleitoral, cumpre pena total de 33 anos de prisão e não está incluída neste comunicado.

Fontes